terça-feira, 25 de junho de 2013

Bike-Angels

Não sei por que, mas o fato é que inventaram um novo termo no lugar de passeio de bicicleta - ou, para os um pouco mais modernos, ‘de bike’. A nova designação é bicicletada. Independentemente da terminologia, participei, no último sábado, dia 23 de junho, de uma dessas bicicletadas. E foi por uma causa nobre: promover o uso desse meio de transporte entre os funcionários do WTC/CENU - Centro Empresarial Nações Unidas, um imenso prédio de escritórios que, como nome sugere, fica na avenida Nações Unidas, uma das regiões de trânsito mais complicado no já complicado trânsito de São Paulo. 

Pra entender melhor essa situação e, claro, propor medidas para melhorá-la, o WTC contou com a ajuda do Banco Mundial, que detectou que existe, ali, uma combinação extremamente favorável ao uso das bicicletas: região plana, excesso de trânsito na Nações Unidas e na paralela Luís Carlos Berrini, mas ruas tranquilas no entorno (onde fica o bairro residencial do Brooklin), além de um interesse dos funcionários por meios de transporte alternativos, já que, de carro, leva-se 20, 30 minutos para sair do estacionamento no horário de pico - sim, vocês leram certo: 30 minutos para sair do estacionamento! Por fim, boa parte do pessoal que trabalha no WTC mora a cerca de cinco quilômetros do trabalho. De novo, ponto a favor das bicicletas.




Aí, entra em cena uma organização criada para promover o uso das bicicletas como meio de transporte, os Bike Anjos. Simplificando um pouco, a ação do grupo consiste em juntar a oferta de ciclistas urbanos dispostos a divulgar esse meio de transporte pra mais gente com a crescente demanda de pessoas interessadas em adotar as bikes, mas que ainda precisam de uma ajuda pra perder o medo de enfrentar as ruas. O Banco Mundial recorreu a essa expertise pra organizar o passeio. Com meus quase 10 anos de pedal em São Paulo, fui chamado para ajudar como guia voluntário. Querem ver como foi? Confiram no vídeo acima. E se querem conhecer melhor otrabalho dos Bike Anjos, acessem o site do grupo. 

Basta clicar no logo abaixo.


Nenhum comentário: