quarta-feira, 24 de julho de 2013

Freezing bike

Não dá pra negar: nestes dias de frio, dá uma certa preguiça danada de cair da cama e ir pro trabalho de bike. Não à toa, o numero de ciclistas nas ruas diminui visivelmente quando a temperatura cai. Se o frio vier junto com uma chuva, pior. Talvez por não sermos tão acostumados com o frio, cada vez que a temperatura desce para uns 15 graus tratamos de esconder nossas bikes bem no fundo da garagem.

Mas, se por aqui, qualquer ventinho mais gelado espanta a maioria dos ciclistas das ruas, nos países do hemisfério norte, especialmente os da Europa, onde as bicicletas são uma tradição e o inverno costuma ser bem mais rigoroso que por aqui, pedalar a baixas temperaturas não costuma ser um problema. Deem uma olhada no vídeo abaixo, que mostra um dia de inverno em Utrecht, na Holanda.

  
O autor do vídeo, o blog Bicycle Dutch, observa que “embora haja menos ciclistas nas ruas por causa da neve, mesmo nessas condições, muitos holandeses ainda preferem continuar usando suas bicicletas. Se o uso da bike é para questões de trabalho, a tendência é de que você fique menos propenso a mudar seu comportamento por causa do clima.” Ou seja, há, sim, alguns que deixam de pedalar, mas a maioria não se importa com a neve.

Um caso curioso é o da cidade italiana de Bologna, onde a prefeitura proibiu o uso das bicicletas em caso de neve, mas foi obrigada a voltar atrás diante de uma forte mobilização da comunidade, que exigiu a liberação das magrelas.

Mas, se, mesmo assim, você ainda não se convenceu de que é viável pedalar no frio, vou apresentar, a seguir, uma lista de quatro equipamentos que vão ajuda-lo a enfrentar o inverno numa boa. Afinal, s
e até com neve os gringos conseguem, nós também podemos tirar de letra. 

1) Ecohead/Buff – São as principais marcas de um produto que é a versão moderna dos tradicionais gorros de lã, mas feitos em tecido comum e em formato tubular. Ajudam bastante, pois servem como gorro (debaixo do capacete) e cachecol. Use pra proteger a cabeça, as orelhas - que gelam com frio - o pescoço e o que mais for possível. As da Ecohead, nacionais, custam em torno de R$ 30. 




3) Calça de ciclismo – Ok, não é a última palavra em estilo. Pelo contrário, se você é homem, vai se tornar alvo de piadas entre seus amigos se for visto usando uma dessas. E sua namorada certamente não vai te achar sexy. Mas quem já usou sabe como são uteis. Além de te manter aquecido nos dias frios, o formato faz com que não enrosquem na coroa da bike, detonando a calça. Vá por mim: a funcionalidade compensa as gozações. 





Vantagens de pedalar no frio

  • Qualquer atividade física praticada no inverno produz menos suor. Se você costuma ir trabalhar de bike, chegará mais ‘inteiro’ e mais apresentável no escritório. 
  • A maior quantidade de roupas diminui o risco de escoriações em caso de queda.

Desvantagens de pedalar no frio
  • Necessidade de levar uma quantidade maior de equipamentos pra se proteger das baixas temperaturas.

Nenhum comentário: